O CARANGUEJO, O MANGUE E O CAPIBARIBE. CONHECENDO O RIO ATRAVÉS DOS OLHOS DO CARANGUEJO
Turma: Integrada I
Professora: Poliana Aleixo
Objetivo:
Despertar nos alunos o interesse pelo rio Capibaribe através de um dos elementos de sua fauna: o caranguejo. Promover atitudes de respeito e cuidado ao rio que faz parte da nossa cidade, além de desenvolver pesquisas a partir do caranguejo como elemento importante daquele contexto, fazendo a correlação entre o animal, a vegetação (o mangue) e o rio numa linguagem dinâmica e acessível.
Justificativa:
A partir do tema central que pontua a importância do rio Capibaribe, vislumbrou-se uma linha de trabalho mais concreta e próxima a realidade de nossa turma. O caranguejo foi o elemento que despertou maior interesse nos alunos e a partir deste, iniciou o movimento que dará forma ao projeto. O caranguejo faz parte do contexto do rio Capibaribe, pois, é habitat de algumas espécies desse animal, onde além do mesmo, poderemos abordar o mangue como mais um link ao tema central correlacionando a fauna, a flora e o rio dentro da perspectiva de desenvolvimento de um tema prazeroso e significativo para os alunos.
CULMINÂNCIA
ANIMAIS DO RIO CAPIBARIBE
Turma: Sala Integrada II
Professora: Celestina Guimarães
Objetivo Geral:
.Reconhecer a importância dos animais para o meio ambiente.
.Conhecer as diferentes espécies de animais existentes neste habitat.
.Conhecer os diversos tipos de peixes que habitam o rio Capibaribe e também a necessidade de preservar o ambiente.
Justificativa:
O estudo do tema: Animais do Rio Capibaribe, foi escolhido pelos alunos devido à curiosidade que eles demonstraram para saber quantos e quais são os animais que habitam este ambiente que se encontra tão descuidado por todos.
Cientes da importância do RIO para todos, elaboramos este projeto visando conscientizar as pessoas para a necessidade de preservar esta riqueza da natureza.
VIVÊNCIAS
PESQUISAS NA AULA DE INFORMÁTICA E NA BIBLIOTECA
Visita à Sede da ONG Recapibar
Fomos à sede da ONG Recapibar e vimos muitos objetos que tinham sido retirado do rio. Escutamos a palestra de Socorro e André, coordenadores desta ONG.
AULA DE CAMPO – PAUDALHO
LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS
Observamos e desenhamos os xiés, também conhecidos como “chama maré”.
OFICINA DE ARTES
CULMINÂNCIA DO PROJETO
AS CAPIVARAS A PROCURA DAS ÁGUAS CLARAS
Turma: Sala Integrada III
Professora: Márcia Abreu
Objetivo:
Promover a conscientização e a interação do aluno sobre a importância da preservação e do respeito ao meio ambiente; Conhecer as condições do Rio Capibaribe da nascente em porção ate o Recife; Como vivem as capivaras neste ambiente; Características e curiosidades sobre as capivaras.
Justificativa:
O Lubienska está desenvolvendo em toda a Escola uma sensibilização em torno da importância da preservação do Rio Capibaribe. Nossa turma muito ligada nas questões relacionadas com a natureza se interessou pelos animais que vivem no Rio Capibaribe, entre eles, destacamos a capivara. Nossos alunos precisam se utilizar de material concreto no sistema de aprendizagem e quando motivados se envolvem de forma prazerosa e intensa.
VIVÊNCIAS
Aula de Campo – Poção
Aula de Campo – Paudalho
CAPIBARIBE LITERÁRIO
Turma: Alunos do Ensino Fundamental – Grupo I e II – 5ª a 8ª séries – Educação Especial
Professores orientadores: Iradalva Rios, Viviane Araújo e Wedla Matos
Objetivo Geral
- Reconhecer a importância da diversidade do rio Capibaribe nos âmbitos biológicos, histórico social que tanto vem servindo de inspiração para a riqueza cultural da nossa região;
- Apresentar a história do rio desde o surgimento das capivaras, sua extinção (desequilíbrio ambiental) e o seu retorno ao habitat, através de poesia, paródia e literatura de cordel.
Justificativa
Buscando pesquisar sobre a história do rio Capibaribe encontramos uma diversidade cultural muito rica de poesia, literatura de cordel e música; vimos que o nosso rio querido vem servindo de fonte de inspiração para muitos poetas e escritores que apresentam nas suas produções escritas emoções, beleza, tristeza, esperança sobre a origem do rio, sua grande contribuição para o desenvolvimento da região, berço de muitas espécies de animais e vegetais, sua beleza de cenário da nossa cidade, projetos, sonhos… como também a tristeza do que mais vem prejudicando este rio tão importantes para todos; o desequilíbrio ambiental, mas a esperança e ação de salvar o nosso rio precisa está em primeiro lugar, pois muitas espécies da origem do rio e as capivaras estão voltando para seu habitat.
VIVÊNCIAS
Oficina de Xilogravuras
Aula de Campo a Poção – Nascente do Rio Capibaribe\
AS HEROÍNAS DO CAPIBARIBE
Turma: Alunos do Ensino Médio Grupo III – Educação Especial
Professores Orientadores: Saulo, Mariana e Rodolfo
Objetivo Geral:
Conhecer a composição de plantas macrofitas que compõe parte do Rio Capibaribe assim como sua importância ecológica e as diversas formas de utilização na melhoria do ambiente aquático.
Justificativa:
O estudo de um ecossistema, seja ele qual for, torna-se impossível se não detalhamos sua base de cadeia alimentar, sendo imprescindível o estudo da parte florística desse ecossistema. No estudo da macrofitas nos deparamos com uma diversidade de exemplares com estruturas anatômicas e processos fisiológicos bem distintos, o que as tornam pontos de aprendizado bastante diverso.
VIVÊNCIAS
Aula de Campo a Poção – Nascente do Rio Capibaribe
A Capivara no Rio Capibaribe em Paudalho
Oficina de Arte
CULMINÂNCIA DO PROJETO