Ensino Fundamental I

Preocupados com a quantidade de espécies marinhas que estão em risco de extinção, os estudantes do 2º ano elegeram a temática “Pescar, agora não pode! Diga não a pesca predatória”, como objeto de pesquisa do projeto de iniciação ao pensamento científico 2020. Investigando sobre a pesca predatória, as crianças buscaram informações em diversas fontes e pensaram em uma solução para ajudar na conscientização da população pesqueira, não praticando a pesca durante o período de defeso de várias espécies marinhas. Da escolha do tema a idealização da solução, as crianças vivenciaram as etapas da metodologia do Design Thinking, abordagem prática para pensar de forma diferente, criativa, a solução de problemas, através de um caminho mais humano, centrado nas pessoas. A criatividade vem como um dos pontos fortes da metodologia, desenvolvendo o protagonismo dos estudantes no percurso de aprendizagem.

Projeto 3º ano “APRENDENDO A COMER MELHOR, PARA VIVER BEM!” Este foi o tema escolhido pelo 3º ano, através da metodologia do Design Thinking – pessoas pensando soluções para pessoas. A vivência do projeto de pesquisa estimulou a conscientização sobre os hábitos alimentares e a preocupação com uma dieta mais saudável. Os estudantes se sensibilizaram com a proposta e conseguiram contagiar outras pessoas para inserir na sua rotina diária frutas e legumes, bem como optar por alimentos mais naturais. Contamos com a colaboração de Aleixo Nobre, agroecólogo e Nathália Araújo, engenheira de alimentos e criadora da cozinha FIT & FAT, que nos ajudaram a pensar na solução para o problema de nossa “persona”: Luísa e Felipe, duas crianças que adoram comer doces, biscoito recheado, frituras. Devido aos maus hábitos alimentares, eles começaram a ter complicações de saúde. Nessa busca e troca de saberes, os estudantes concluíram as pesquisas encontrando a solução para PERSONA: comer bem, com qualidade, selecionar os itens a serem ingeridos e mais ainda: organizar um cardápio diário saudável para garantir uma melhor qualidade de vida.MOSTRAR MENOS

O tema escolhido pelo 4º ano para vivenciar o projeto de iniciação científica de 2020, foi “DENGUE: VAMOS ACABAR COM ISSO! DIGA SIM À SAÚDE. É interessante destacar a preocupação dos estudantes com os efeitos da dengue neste momento de pandemia, pois é mais um problema de saúde pública que agrava a situação que estamos vivendo. O processo de escolha do tema, a vivência do processo de pesquisa e proposição de uma possível solução para o problema, foi norteado pela metodologia do Design Thinking – pessoas pensando soluções para pessoas. O alerta para prevenção e combate à dengue, mobilizou os estudantes para a disseminação de informações sobre as causas da doença, a fim de incentivar as pessoas a intensificarem os cuidados que devemos ter. Evitando, assim, o crescimento dos focos do mosquito em nossa cidade.

Visto que a violência infantil é um problema que atinge milhares de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo, os estudantes do 5º ano desenvolveram o Projeto de Iniciação Científica cujo tema escolhido, através da metodologia do Design Thinking, foi “ Violência contra criança, não podemos permitir!”, com o objetivo de tornar evidente casos de violência infantil nos âmbitos psicológico, físico e social, proporcionando às crianças e adolescentes violentadas, dicas de como se defender diante destas situações.