Você sabe o que é uma crônica?

 

Com base na leitura da literatura infantil, Para gostar de Ler Crônicas I, os alunos do 5º ano produziram suas próprias crônicas. Eles perceberam e compreenderam que a crônica, na maioria dos casos, é um texto curto e narrado em primeira pessoa, ou seja, o próprio escritor está “dialogando” com o leitor. Isso faz com que a crônica apresente uma visão totalmente pessoal de um determinado assunto: a visão do cronista. Ao desenvolver seu estilo e ao selecionar as palavras que utiliza em seu texto, o cronista está transmitindo ao leitor a sua visão de mundo. Ele está, na verdade, expondo a sua forma pessoal de compreender os acontecimentos que o cercam. Seu eixo temático é sempre em torno de uma realidade social, política ou cultural.

Compreenderam também que as crônicas apresentam linguagem simples, espontânea, situada entre a linguagem oral e a literária. Com a produção das crônicas os alunos perceberam que o leitor se identifica com o cronista, que acaba se tornando o porta-voz daquele que lê.

Em resumo, perceberam a função sociocomunicativa de uma crônica, destacando cinco pontos importantes:

1.      Narração histórica pela ordem do tempo em que se deram os fatos.

2.      Seção ou artigo especial sobre literatura, assuntos científicos, esporte etc., em jornal ou outro periódico.

3.      Pequeno conto baseado em algo do cotidiano.

4.      Normalmente possui uma crítica indireta.

5.      Muitas vezes a crônica vem escrita em tom humorístico.

Por professora Erika Santiago.