Livro Didático

No dia 14 de agosto de 2010, a professora da 3ª série, Karla Bárbara apresentou um trabalho sobre Livro Didático na cidade de São Paulo, em um evento promovido pela Editora Abril reunindo vários professores de todo o Brasil. Seu trabalho teve o objetivo de desmistificar um processo histórico deste recurso, como sendo o material mais importante no universo escolar.

“Traçando uma linha histórica sobre o livro didático, podemos perceber que este representa os valores vigentes na sociedade. E, sendo assim, durante cada mudança política, social e econômica o livro adquire novas facetas que representam estes valores.

Atualmente, vivemos em mundo globalizado, extremamente contextualizado, e, com isso, o livro “necessita” adquirir uma nova imagem, caracterizada pela interação entre a construção do conhecimento e o uso deste conhecimento no cotidiano. O conhecimento significativo precisa estar presente em todos os momentos, fazendo a relação do passado, presente e futuro. Assim, a interdisciplinaridade torna-se indispensável no processo de ensino-aprendizagem.

As relações entre os conteúdos precisam acontecer, não apenas no momento do trabalho com Pedagogia de Projetos, mas, no dia-a-dia da sala de aula, inseridos na prática escolar, e tendo como suporte deste trabalho o livro. Mas não um livro qualquer, um livro interativo, dinâmico, com procedimentos que possibilitem o trabalho individual, coletivo, de pesquisa, contextualizando, interdisciplinarizando e tranversalizando os conteúdos conceituais pertencentes a cada série.

Enfim, o trabalho apresentado objetivava uma reflexão sobre o uso deste recurso, sob um ponto de vista social e pedagógico.”

 karla Bárbara Silva de Albuquerque