Literatura e Matemática na Sala do Infantil IV

” É no mundo possível de ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia (…) É o que a literatura oferece e abre a todo aquele que deseja entregar-se à fantasia…” Bartolomeu de Queirós.

 

Contar histórias é sempre um momento de deleite com as crianças. A história do Bonequinho de Massa sempre convida as crianças a se surpreender com o final da história e a participar da sua narrativa de conto cumulativo. Interagir com elas, através de múltiplas linguagens e percepções ė sempre instigante para nós, pois as crianças passam de ouvintes a coparticipantes da narrativa levando-as a entrar naturalmente, pela matemática no momento em que percebem na história, a quantidade de animais que o Bonequinho encontrava pelo caminho, a sequencia lógica da narrativa, a ideia de simetria para compor o bonequinho e o que havia acontecido antes e depois da Raposa ter aparecido. Quando nossa intensão vai além do que se vê, podemos tornar uma ação muito mais potente, favorecendo o conhecimento de mundo para as crianças que estão ávidas, curiosas e desejantes. Ana Paula Figueirêdo.