Debate sobre a Reforma do Ensino Médio

No dia 03/10 do corrente ano, foi realizado em nossa escola um debate que visou abordar a Medida Provisória nº 746/2016. Conhecida como MP do Ensino Médio, tal medida visa reformular este nível de ensino, sendo um dos pontos principais do atual debate educacional no Brasil, entre outras coisas, pelo fato de tornar facultativo o ensino de algumas matérias (Artes, Filosofia, Sociologia e Educação física) bem como pelo mecanismo utilizado para operar algo que terá consequências a nível nacional.

 

A demanda por um debate acerca das implicações destas mudanças veio dos alunos do Ensino Médio e das turmas de 9° ano, que ingressarão neste nível de ensino no próximo ano. Organizado pelo professor de Filosofia João Marcelo Rocha o evento contou com a participação de professores de várias áreas e diferentes seguimentos da escola, além das coordenações e da direção da instituição.

O texto da MP foi apresentado por um grupo formado por alunos do 9° ano Ensino Fundamental e do 3° ano do Ensino Médio. Pautado pela horizontalidade, a união  destes núcleos permitiu além do compartilhar de diferentes pontos de vista sobre os temas centrais desta medida provisória, a troca do que se pensa Educação como pessoas que participam ativamente dela, enquanto cidadãos.

Atualmente, a MP nº 746/2016 está aguardando a formação de uma comissão mista composta por deputados e senadores para análise das emendas feitas, porém, esta já vigora com força de lei.

Para acessar o texto da MP 546/2016:  

https://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/ Mpv/mpv746.htm.

Para informações sobre o texto: https://tinyurl.com/ jnfutv8
Para acompanhar a tramitação no legislativo: https://www25. senado.leg.br/web/atividade/ materias/-/materia/126992

“Além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra.” Paulo Freire