5º Ano

Iniciação ao Pensamento Científico

Articulando a metodologia de projetos e a aproximação com o Design Thinking, desenvolvemos, ao longo do ano, pesquisas e soluções com os estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, com a proposta de aproximá-los da produção do saber científico, de maneira humanizada e ética, diante a produção do conhecimento e seus métodos.

Robótica

Também dentro da proposta de letramento digital e da prática da cultura maker, oferecemos a atividade de robótica, com o objetivo de desenvolver, com nossos estudantes, competências necessárias ao trabalho em equipe, por meio da vivência de atividades ativas, participativas e colaborativas, alinhadas ao currículo em um contexto tecnológico.

Processos Avaliativos e Pedagógicos

Como em todo trabalho pedagógico fortalecido, avaliar por diversas lentes é fundamental. Realizamos o simulado EVOLUCIONAL, cujo foco é diagnosticar o nível de domínio de competências essenciais aos estudantes, entre as diferentes etapas de escolarização e áreas do conhecimento. Outro processo avaliativo é o HABILMENTE, que nos possibilita levantar o perfil e o potencial de aprendizagem dos estudantes, contribuindo para a implementação de ações que geram aprendizagens mais consistentes.

TOEFL

O inglês para nós é um dos meios para acessar a produção cultural da sociedade atual. Atrelado à educação bilíngue, realizamos a certificação de proficiência em língua inglesa mais aceita no mundo, tendo como objetivo proporcionar aos estudantes validações internacionais do seu domínio do idioma.

Educação Emocional

É verdade que a escola é apenas um dos muitos espaços de aprendizagem. Mas, talvez seja também um dos lugares mais significativos da vida em sociedade. Deste modo, ela é um espaço de escuta, maturação e reelaboração das experiências, sentimentos e emoções. Investimos na articulação do “aprender a pensar” com o “aprender a ser”, convidando e fortalecendo os estudantes a serem protagonistas de suas vidas, encarando desafios e os tornando éticos e emocionalmente responsáveis.

Letramento Digital

Dentre as ações desenvolvidas com o objetivo de letrar digitalmente nossos alunos, fazemos o uso do projeto TURING, de forma que eles possam compreender e colocar em prática a lógica de programação presente em quase toda tecnologia existente hoje, desenvolvendo o raciocínio e o pensamento lógico os aplicando a diversos contextos na construção de planejamentos para a resolução de desafios.

Sala de Aula

Seguimos rompendo o conceito tradicionalista desse espaço e o enxergamos como um ambiente interativo e colaborativo, lançando mão de multimídias, jogos, aplicativos, gadgets diversos e conectividade.

Maker

Vivenciamos a cultura maker, a prática do “Faça Você Mesmo”, pois acreditamos que todos somos capazes de construir, consertar, adaptar e criar nossos próprios recursos, gerando soluções para uma vida melhor, econômica e ambientalmente responsável.