Aula de Campo do 4º Ano “A” e “B” ao Sítio Histórico de Igarassu – PE

Na última quarta-feira, dia 21 de março, os alunos e alunas dos 4ºs Anos “A”e “B”, tiveram a oportunidade de visitar o Sítio Histórico de Igarassu, localizado na Zona da Mata Norte.

O local onde hoje fica o município de Igarassu era habitado por índios Caetés. Porém, em 1534, o donatário Duarte Coelho desembarcou no local para tomar posse de sua capitania, doada pela Coroa Portuguesa, travando um combate com os índios. Por ordem de Duarte Coelho, foi instalado um marco de pedra, servindo de ponto divisório entre as capitania de Pernambuco e capitania de Itamaracá, dando início ao processo de colonização da região. Por volta de 1564, foi elevado à categoria de Vila. O nome Igarassu (cuja ortografia correta é Igaraçu) é de origem tupi e significa “canoa grande” ou navio.O município foi um dos primeiros núcleos de povoamento português no Brasil.

Em Igarassu, as crianças conheceram o Conjunto Arquitetônico mais antigo do país, ruas de pedras, casarios seculares,a mais antiga igreja em funcionamento do país (1535): a de São Cosme e Damião, a quem é atribuído um milagre, em 1685. Na ocasião, quando as cidades de Recife, Olinda, Itamaracá e Goiana foram assoladas pela febre amarela, Igarassu escapou ilesa da praga. Além da Casa de Câmara e cadeia