Ensino Médio

A proposta do Projeto Anual é proporcionar a troca de conhecimentos entre os alunos, onde eles escolhem os grupos de acordo com o tema de subtema de sua preferência, proporcionando que os grupos tenham alunos do Fundamental II e Ensino Médio.

Nesse formato, os saberes se misturam e se complementam.

Pesquisamos – Vídeo, música e meme para fazer uma apresentação e discussão inicial. O tema foi definido: Negacionismo. Responderam um padlet o que sabem sobre esse tema e depois fizeram pesquisas e apresentaram (confrontar o conhecimento prévio com o que foi estudado e pesquisado). Tiveram um momento importante com Júlia (no horário da aula dela) e discussão sobre o filme “A negação”, fecharam o tema sobre o negacionismo na ciência. A persona é uma pessoa negacionista (mas não sabe que é) apensas recebe informações, sem muita pesquisa. Fizemos uma dinâmica sobre o porquê de estar nesse grupo (balanço geral, já que estamos todos no meio do projeto e já tem coisas bem definidas). Os próximos passos é fazer entrevista com várias pessoas, trabalhar sobre esse material e produzir um vídeo.

O Projeto Anual Artes e Sociedade teve como temática A necessidade da democratização das artes nas periferias, na interiorização e na acessibilidade, visando à inclusão de tais grupos sociais à produção, valorização e apreciação artística, a qual, além da nossa formação crítica, também ajuda na ampliação da nossa formação humana e da sensibilidade.

Descrever o projeto anual não é tarefa fácil. Afinal como descrever trocas, aprendizagens e experiências completamente diferentes a cada ano? O segredo do projeto anual está na organização das equipes de trabalho e no modelo aplicado. Formar grupos heterogêneos de diferentes seguimentos tanto de estudantes quanto de professores, permite criarmos um ambiente fértil para a aprendizagem. Quanto mais mista uma equipe, mais diferentes visões, experiências, ideias e talentos podem ser explorados, o que culminará no melhor e mais genuíno de cada equipe. Quanto ao modelo, o design thinking, ele permite que possamos agrupar os estudantes em temáticas de acordo com seus interesses, para que possamos realizar o movimento de nos debruçarmos sobre o tema e discutir os problemas que o cercam para assim pensar em soluções reais.