Ensino Fundamental II

Projetos

O SURGIMENTO DA COMUNICAÇÃO

Turmas: 5as Séries A e B

O homem sentiu a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa, expressar sua cultura ou sentimento.

No presente estudo, objetivou-se conhecer a história da comunicação desde a pré-história aos dias atuais, evidenvicando as diversas formas de linguagem e variações linguísticas.

image001

 

COMO CUIDAR DO OUTRO?

Turma: 6° ano A

Objetivamos conhecer a história dos índios e seus ancestrais, as personalidades artísticas e religiosas, pessoas de notoriedade social e cidadãos anônimos que doam seu tempo para cuidar do outro.

“Seja a mudança que você deseja ver no mundo!” (Mahatma Gandhi)

Vamos praticar a solidariedade!Como uma forma de praticar o que se pesquisa e discute em sala, sabendo do drama vivido por Weverton Fagner de Medeiros Gomes, de apenas 18 anos, que mora em Vitória de Santo Antão, paciente que perdeu 90% do intestino após uma cirurgia de apêndice, onde foi detectada a existência da síndrome do intestino curto e a necessidade do transplante que deve ser feito no Jackson Memorial Hospital, em Miami, no valor de R$ 3,5 milhões de reais. E tendo conhecido os movimentos solidários divulgados nas redes sociais a partir da campanha #forçaweverton, o grupo resolveu juntar-se a essa corrente do bem e vivenciar o Lanche Solidário. Na ocasião, os estudantes, com o intuito de praticar um gesto solidário, doaram seu tempo para vender os lanches ofertados por suas famílias a comunidade escolar e reverter o valor arrecadado para a campanha #forçaweverton.

 

PATRIMÔNIO CULTURAL DE PERNAMBUCO

Turma: 6a Série B

Despertar nos alunos a percepção da importância da preservação dos patrimônios culturais.

Porque preservar, guardar ou proteger? Qual o valor da memória? As coisas contam histórias?

A partir dessas questões mobilizadoras, nós construímos a noção de patrimônio cultural e seus diversos segmentos.

artesanato-pernambuco

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM SOLIDARIEDADE

7º ano “A”

Com o objetivo de refletir sobre educação ambiental, solidariedade e responsabilidade com o planeta, e destacar a importância para o meio ambiente dos agentes de reaproveitamento de materiais descartáveis (catadores, recicladores, suas associações, ONG’s relacionadas, etc.), foram utilizadas leitura de textos e discussão das temáticas em aulas e, principalmente, durante três oficinas, realizadas nas manhãs de sábado. Durante as oficinas, além de práticas específicas, como por exemplo: manuseio de substâncias químicas; observação de reações químicas; produção de sabão caseiro; construção de utensílios a partir de garrafas PET, etc. Os alunos puderam solidificar vários conceitos envolvidos nas temáticas trabalhadas.

Por fim, na aula de campo, visitando à sede do Movimento Recapibaribe, os alunos participaram de palestra com os criadores daquele movimento e puderam vivenciar o descaso com o Rio Capibaribe, associando em loco vários conceitos relativos à educação ambiental vistos em sala de aula.

 

UMA CIDADE PARA TODOS

7ª Série “A”

Com a orientação dos professores Carlito (artes) e Wedla (inglês), a 7ª Série “A” abordou o tema: SOLIDARIEDADE – Preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade do Recife. Os alunos foram estimulados a observar a cidade por um aspecto mais crítico e solidário, debatendo o tema, pesquisando órgãos responsáveis e realizando uma aula de campo de observação do centro da cidade. O projeto foi um sucesso e não para por aí… Agradecemos aos nossos alunos escritores desta história pelo apoio e dedicação!

 

SOU UM CIDADÃO DO MUNDO!

Turma: 7ª série “B”

Orientadores: Betânia Farias , Mariana Leitão, João Marcelo Rocha

Com o tema “Sou um cidadão do Mundo!”, o projeto teve como objetivo investigar e conhecer as relações interpessoais e como elas influenciam o ser humano no seu desenvolvimento integral. Percebemos,assim, a nossa importância como cidadão do mundo e, especialmente, desenvolvemos uma consciência crítica e reflexiva sobre as questões que possibilitam a solidariedade, objeto da proposta de trabalho. Concluindo com o produto final de um Jornal DiarioSolidário feito pelos alunos. Acesse o link abaixo e confira nosso jornal! www.diariosolidariolub.wix.com/jornal7b

 

MOBILIDADE URBANA

Turmas: 7as Séries A e B

Embora seja um problema crescente que gera muita discussão em nossa sociedade, a mobilidade urbana não vem sendo tratada com sua devida importância, causando grandes transtornos à sociedade.

Para que o problema seja solucionado é necessário que as autoridades competentes invistam em:

Transporte público de qualidade, BRT’S, transporte fluvial, ônibus, metrô, acessibilidade.

Infraestrutura do sistema: manutenção dos corredores viários, sinalização, corredores exclusivos para ônibus, ciclovias, acessibilidade.

Educação no trânsito é possível solução para o problema da mobilidade.

mobilidade_urbana

 

REVISTA DE CIÊNCIAS: GEOGRAFIA

Turma: 8a Série

Professore Orientador: Armando Peres

De acordo com as temáticas estudadas ao longo do ano na disciplina, o grupo ficou a cabo de escrever três matérias, que irão compor junto com as disciplinas de física, química e biologia uma revista que analisa em “Que Pernambuco vivemos?” por diferentes pontos de vista.

A composição deste trabalho foi feita em três etapas, iniciado com o trabalho bibliográfico em sala, seguindo pelo trabalho de campo que teve como destino a cidade de Gravatá, sendo finalizado com a produção das matérias e a confecção da Revista de Ciências das 8° séries.

Foram produzidos três matérias com os seguintes títulos: Transporte em Pernambuco, que nos mostrou os tipos de transporte mais usados no estado de Pernambuco como por exemplo: os portos, as rodovias e ferrovias para o escoamento da produção.

Paisagem x desenvolvimento, se descobriu que o desenvolvimento interfere na paisagem de Pernambuco e também compromete os animais.

Por último a presença das grandes empresas como a Mondelez apresentam grandes investimentos feitos no estado de Pernambuco.

 

revistaciencia