Ensino Fundamental II

Projetos

TE OLHO, MAS NÃO TE VEJO: DANDO VISIBILIDADE À PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Turma: 6º ano

Dando continuidade ao tema Acessibilidade, alunos e alunas do 6° ano escolheram investigar, sob a tutela dos professores Carlão e Fabiane, o sentimento das pessoas com deficiência visual (cegos ou com baixa visão), diante das dificuldades pelas quais passam, tanto em relação à acessibilidade e mobilidade urbana em nossa cidade, quanto em relação a outros aspectos sociais, como educação, trabalho e lazer.

Escolheram nomear o projeto como “Te olho, mas não te vejo: dando visibilidade à pessoa com deficiência visual” e definiram a “persona” do projeto como sendo uma mulher jovem, que perdera a visão recentemente.

Enriquecendo suas pesquisas, alunos e alunas do 6º Ano visitaram o Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, situado no bairro das Graças, podendo conhecer seus serviços e seus cursos.

No entanto, e mais importante, puderam entrevistar cegos e pessoas com baixa visão, o que lhes permitiu imergirem-se nas dificuldades dessas pessoas com deficiência visual. Para a culminância do projeto, entre outras realizações, criaram uma sala escura para uma vivência da cegueira e expuseram algumas soluções em tecnologias assistivas.

 

ESPECISMO E COM OS DIREITOS DOS ANIMAIS

Turma: 7° Ano

A turma do 7° ano resolveu se importar com o “Especismo e com os Direitos dos Animais”, visando à crítica da valorização de umas espécies de animais em detrimento de outras e ao egoísmo que guia nossas práticas de exploração da natureza, em detrimento do amor ao meio ambiente que nos rodeia, concebendo que “a parte não é parte sem o todo, nem o todo não é todo sem a parte”: o HOMEM não é nada sozinho nem está “no topo” – somos partes de um todo no qual o “topo” não existe, haja vista que somos todos igualmente importantes para a vida.

DE VOLTA A VIDA

Turma: 8° ano

 

O que são estereótipos? Foi a pergunta inicial que a turma do 8° ano buscou responder no ano de 2017. Tiveram como resultado um trabalho sobre a visão estereotipada da sociedade com relação aos ex-presidiários.
No ano de 2018, resolveram se importar e aprofundar nas formas de combater esse preconceito, além de estudar a complexa relação que envolve a segurança pública. Os alunos tiveram contato com a realidade das pessoas que querem retomar o rumo de suas vidas, porém ainda pagam pelo erro do passado tendo dificuldade de arranjar ocupação dentro do meio formal.
“De volta a vida” é o título que engloba a ideia dos estudantes e que culminou na criação de um aplicativo chamado “IJOB” que visa facilitar a reinserção desses homens e mulheres na sociedade.

 

 

EU ME IMPORTO COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA

Turma: 9º ano

Os alunos do 9º ano fizeram um projeto didático transdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Física e História; onde foi construído um aplicativo de apoio pedagógico, chamado “Edutek”, voltado para os alunos de escola pública.

Seguindo o tema escolhido pelos alunos “Eu me importo com a educação pública”, durante o decorrer do ano, foram realizadas pesquisas sobre a história da educação no Brasil, entrevistaram profissionais que atuam nessas instituições e também realizaram intercâmbio de alunos entre as escolas pública e privada.