Ensino Fundamental I – 2015

Ensino Fundamental I

CANTANDO A CAATINGA

 

Turma: 1°s Anos

Orientadoras: Fátima Lemos e Marli Rodrigues

Coordenadora: Ana Paula Figueiredo

 

Todos os anos a sala do 1º Ano adota um mascote que faz parte da rotina da sala. O mascote tem como objetivo integrar, promover a socilaização no grupo e desenvolver o cuidado com o outro. Assim, o Tatu-bola foi escolhido por fazer parte de um contexto em que as crianças estavam vivendo com muito entusiasmo que é o evento da Copa do Mundo no Brasil. Por ser também o mascote da Copa, as crianças demonstraram grande interesse em conhecê-lo melhor.

 

 

O projeto “Cantando a Caatinga” surgiu na nossa sala a partir da chegada do nosso mascote que tem como habitat o Bioma da Caatinga. Assim, fomos através da pesquisa descobrir as características desse habitat, seus hábitos alimentares e como ele vive nesse ambiente. Aproveitando este tema ampliamos nosso estudo sobre o Bioma da Caatinga, explorando a fauna e a flora.

Realizamos aulas teóricas e práticas, visitas ao Jardim Botânico, onde pudemos ver uma gama de plantas existentes nesse ambiente.

O fascínio e encantamento por animais e plantas aguçaram ainda mais, a curiosidade das crianças que descobriram a beleza desse ambiente, bem como, que alguns animais, inclusive o Tatu, estão em extinção. Ao mesmo tempo descobrimos que um lugar onde há seca apresenta uma beleza fascinante com sua bela vegetação.

Partindo dessa descoberta, vimos a necessidade de se criar uma consciência ecológica e adotar atitudes sustentáveis com a intenção de ajudar na preservação do nosso meio ambiente.

 

 

SABORES, MEMÓRIAS E RECEITAS DE FAMÍLIA

 

Turma: 2º Ano

Orientadora: Kátia Vilar

Coordenadora: Sandra Spinelli / Coordenadora de apoio: Cláudia Oliveira

O ritual de reunir-se à mesa é fundamental para a interação familiar. A mesa pode ser vista como espaço de sociabilidade e local de pacificação das relações. Vale lembrar também que a expressão “convívio” compartilha do significado de dividir o alimento, estar junto repartindo a comida.

Assim, a vivência do Projeto “Sabores, Memórias e Receitas de Família”, pelas crianças e seus familiares, visou incentivar esse costume tão pernambucano de reunir familiares e amigos em volta de uma mesa, uma vez que esse convívio sacia as “fomes” fisiológica e emocional.

 

Pais participando com os filhos da oficina para confecção da
capa do álbum de receitas e memórias de famílias.

 

 

ÁGUAS DO CAPIBARIBE: ONTEM, HOJE E O FUTURO?

 

Professoras: Amanda e Michelle

Coordenadora: Sandra Spinelli / Coordenadora de apoio: Cláudia Oliveira

A relação afetiva da criança com o meio ambiente em que vive faz com ela observe e explore o seu entorno. Assim, a preocupação com as águas do Rio Capibaribe surgiu a partir da observação in loco realizada pelos alunos e alunas dos 3ºs Anos durante a Aula de Campo pelas águas do rio.

Percebendo a preocupação das crianças com a poluição que maltrata o Rio Capibaribe, as professoras sugeriram a vivência do Projeto “Águas do Capibaribe: ontem, hoje e o futuro?”, visando despertar uma consciência ambiental e contribuindo para formação do cidadão transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.

Aula de Campo pelas águas do Rio Capibaribe

 

Culminância do Projeto

4-2

 

 

ENGENHOS DE PERNAMBUCO:
HISTÓRIAS E REALIDADES

 

Turmas: 4ºs Anos

Professoras: Maria Aparecida e Márcia Guedes

Coordenadora: Sandra Spinelli / Coordenadora de apoio: Cláudia Oliveira

Unindo o lúdico ao ambiental, a vivência do Projeto “Engenhos de Pernambuco: Histórias e Realidades” oportunizou às crianças dos 4ºs Anos a possibilidade de reconhecer a importância da plantação de cana e da produção de açúcar para a economia brasileira, desde os tempos coloniais até os dias de hoje, quando o Brasil continua a ser um dos maiores produtores mundiais do produto.

 

Culminância do Projeto

 

 

ETERNO BATUQUE

Turma: 5ºs Anos

Professoras: Erika Santiago e Sueli Cabral

Coordenadora: Sandra Spinelli

Coordenadora de apoio: Cláudia Oliveira

Com o objetivo de aprofundar os estudos sobre a cultura pernambucana, os alunos e alunas dos 5ºs Anos elegeram como objeto de pesquisa o MARACATU, manifestação de origem afro-brasileira, típica do estado de Pernambuco, tendo em vista a forte influência que o mesmo exerce em nossa cultura pernambucana.

1-4