Ensino Fundamental I

Projetos

A FAMÍLIA APRENDENDO COM O COMPORTAMENTO DO ANIMAL

TURMA: 2º ANO

PROFESSORA: Márcia Guedes

COORDENADORA PEDAGÓGICA: Sandra Spinelli

 

Baseado no tema central da Escola: EU ME IMPORTO… O grupo escolheu desenvolver o Projeto de pesquisa: A FAMÍLIA APRENDENDO A PARTIR DO COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS

Sabendo que todo comportamento, materno ou paterno, de cuidado com a prole, até que ela alcance a sua independência física; é chamado de cuidado parental. O instinto paterno define-se pelo cuidado com os filhos para prolongar a espécie. É assim com Humanos e também com a natureza.

O Projeto do 2º ano do Fundamental possibilitou a realização de pesquisas, aprofundar os estudos em relação aos nossos comportamentos e em relação aos dos animais; bem como a formação da família e os cuidados inerentes para a nossa formação em busca de valores que estabeleça uma melhor convivência com o outro.

Foi solicitado aos alunos que elencassem situações com as quais eles se importam. Depois da tempestade de ideias, formamos dois grupos e selecionamos o que de fato seria de interesse pessoal ou coletivo. Após longa discussão, o grupo elegeu o subtema Natureza/Animais/Família.

Após várias discussões, analisarmos em grupo e ficou decido que seria melhor trabalharmos: A Família aprendendo com o comportamento dos animais. Cada estudante escolheu um mamífero e identificou que o comportamento ou atitude observada poderia ser desenvolvida pelo ser humano.

A turma foi dividida em grupos que desenharam famílias e apontaram possíveis problemas para serem solucionados. Em seguida, os desenhos foram submetidos a uma eleição direta com voto secreto. Após contagem dos votos e escolha da Persona, uma oficina foi realizada para a confecção dos membros, desenhada pelos alunos no tecido e costurada com a ajuda das famílias.

Ao longo de todo processo, avaliou-se que a proposta os sensibilizou e desenvolveu valores, de modo a torná-los seres críticos, participativos, autônomos na construção e manutenção de um mundo melhor, importando-se e cuidando uns dos outros, que é a meta maior do projeto: a FAMÍLIA.

 

 

AS MARAVILHAS DO MANGUEZAL: CUIDAR PARA NÃO ACABAR!

TURMA: 3º ANO

PROFESSORA: Maria Aparecida

COORDENADORA PEDAGÓGICA: Sandra Spinelli

 

Desmistificando a ideia de que o ser humano pode usufruir de todos os recursos indiscriminadamente, gerou o interesse em conhecer o lugar onde vivem, a cidade em que o rio e o mangue são indissociáveis, a importância dos serviços ecossistêmicos, o filtro biológico e o berçário. Compreenderam o conjunto das relações da natureza apontando para a necessidade do trabalho de manutenção, preservação e transformação desses recursos para o conforto e a sobrevivência dos seres humanos. Desenvolveram hábitos e atitudes conscientes para que possam no futuro, próximo, utilizar os recursos naturais racionalmente.

 

 

ESPORTE: DIVERSIDADE E DIFERENÇA

TURMA: 4º ANO

PROFESSORA: Sueli Vilela

COORDENADORA PEDAGÓGICA: Sandra Spinelli

 

Ampliando o tema central da escola “Eu me importo”, os estudantes do 4º ano trabalharam com o subtema Esporte: Diversidade e diferença. Eles puderam pesquisar, debater, vivenciar a história, as modalidades, a integração relacional, os desafios e as conquistas que os esportes adaptados trouxeram para as pessoas com necessidades especiais.

Os estudantes puderam também fazer uma análise crítica sobre as condições e problemas enfrentados por esses cidadãos, percebendo que se fazem necessários mais investimentos governamentais e leis que garantam uma vida digna e honesta para todas as pessoas.

Este projeto deixou uma grande lição: “O estranho não é ser diferente, estranho é ser indiferente!”. É preciso semear valores e respeito para viver em harmonia e paz.

 

  

S.O.S PETS DE RUA

TURMA: 5º ANO

PROFESSORA: Erika Santiago

COORDENADORA PEDAGÓGICA: SANDRA SPINELLI

 

 Buscando sempre a valorização da vida nas suas mais diversas formas, o Projeto Didático S.O.S Pets de Rua dos alunos do 5º ano visa diminuir a população de cães e gatos abandonados e maltratados das ruas do Estado de Pernambuco.

O projeto visa atender e reabilitar cães e gatos em situação de vulnerabilidade, impactando positivamente no meio ambiente e promovendo o bem-estar e melhoria da qualidade de vida da população canina e felina, evitando a superpopulação e tirando-os do sofrimento, tortura, abusos e privação de necessidades básicas de sobrevivência.

Pretende-se também despertar a sociedade, como um todo, para que possa de alguma forma ajudar, buscando parceiros e colaboradores. Para isso, atitudes são necessárias, além de que tenham como foco o  resgate de princípios éticos e morais, ou seja, mostrar que os seres humanos fazem parte do meio e que tem como obrigação viver em equilíbrio com todos os seres vivos.

Entende-se que diminuir a população de cães e gatos no Estado de Pernambuco é uma questão de utilidade, interesse e saúde pública, contribuindo, assim, para a formação de: Projeto S.O.S Pets de Rua.