MEU AMIGO PEIXE

Turmas: Infantil I e II

Professoras: Juliana e Jackeline

Coordenação: Ana Paula Figueiredo

 

O convívio diário das crianças com os peixes cultivados no tanque da escola despertou a curiosidade, o afeto e o interesse de alimentar, observar e saber mais da vida deles. Assim, as crianças puderam na sala exercitar o cuidado ao conhecer “Udy”, uma mascote que chegou para acompanhar as crianças na rotina da sala e de casa, auxiliando os pequenos a compartilhar as experiências vividas enquanto Udy visitava o lar de cada uma.

CULMINÂNCIA

VEM PASSARINHAR

 

Turma: Infantil III

Professora: Paulina

Coordenação: Ana Paula Figueiredo

 

Nosso Projeto começou devido a algumas situações que despertaram a curiosidade das crianças e, consequentemente o desejo de saber mais.

Tudo começou quando certo dia um passarinho caiu na área interna onde fica a piscina. As crianças queriam muito ajuda-lo para voltar a voar.

Em outra situação as crianças passeando pelo parque da escola avistaram um ninho na árvore e logo quiseram saber o porquê era ali a sua casinha.

Com esses e alguns outros questionamentos partimos para a nossa busca e aventura de aprender com os passarinhos.

 7

  

VIVÊNCIAS

 

8

Oficina com as Mães

 

Hora do Conto

9 

 Oficina de Artes

 10

 

CULMINÂNCIA

11 

“EU VEJO FLORES EM VOCÊ”

Turma: Infantil IV

Professora: Cleideline Barros

Coordenação: Ana Paula Figueiredo

 

Em uma de nossas conversas em roda as crianças do Infantil IV ficaram ansiosas e cheias de curiosidades de saber mais sobre as flores aquáticas e flores de jardim: Como nascem? De que se alimentam? Como cultivar? Sabemos que o mundo das plantas mexe com o imaginário infantil. As flores então… Hum! Quem não gosta delas?

O Projeto Eu vejo flores em você, surgiu assim, através da curiosidade das crianças sobre as flores do nosso jardim e as plantas aquáticas que temos no tanque dos peixes.

Através das flores é possível perceber novas cores e formas e quanto as crianças se envolvem com a natureza produzindo prazer e bem-estar. A vida e o dia ficam muito mais coloridos!

O nosso trabalho foi desenvolvido através da sensibilização dos alunos para a importância do cuidado com a natureza, com os animais, com o outro e o Planeta. Bem como, permitir a criança contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.

Vivenciamos situações de experimentação, sendo responsável pelo nosso ambiente coletivo, conhecendo a função da terra e da água na vida das plantas, a beleza da flor com suas cores, texturas e cheiros, contribuindo na formação de preservação do meio ambiente.

 

VIVÊNCIAS                                  

Visita do jardineiro da nossa escola

12 

 

Contação de histórias na biblioteca

13

Oficina de Perfumes

14

 

15

CULMINÂNCIA

16 

 

BORBOLETEANDO

 

Turma: Infantil V

Professora: Marli Rodrigues

Coordenação: Ana Paula Figueiredo

 

O projeto surgiu da necessidade de se criar uma consciência ecológica e adotar atitudes sustentáveis com a intenção de ajudar na preservação do nosso meio ambiente.

Escolhemos trabalhar sobre as borboletas pelo fascínio e encantamento que esses seres causam nas crianças.

Assim, como todo indivíduo tem sua função, a borboleta também tem. Além de embelezar o ambiente, com suas belas cores e bailado, favorecem a polinização das plantas para que as mesmas nos deem frutos, ajudando também no surgimento de uma infinidade de flores.

Partindo desse princípio, fizemos um estudo mais aprofundado numa linguagem acessível às crianças entre 5 e 6 anos sobre essas espécies ressaltando a importância de cuidar delas e conscientizando da sua significativa função no nosso ecossistema.

17 

 

Oficina com a artesã Enedina Mergulhão

O trabalho com cerâmica, papel, tinta, contas e metal encantou as crianças do Infantil V na montagem de borboletas e lagartas, orientada pela artesã Enedina Mergulhão, avó de Raul Mergulhão. A multiplicidade de materiais desafiou as crianças na criatividade da composição dos quadrinhos, resultando num trabalho de cores, texturas e beleza.

Oficina de Artes

CULMINÂNCIA

18