O CARANGUEJO, O MANGUE E O CAPIBARIBE. CONHECENDO O RIO ATRAVÉS DOS OLHOS DO CARANGUEJO

 

Turma: Integrada I

Professora: Poliana Aleixo

 

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Objetivo:

Despertar nos alunos o interesse pelo rio Capibaribe através de um dos elementos de sua fauna: o caranguejo. Promover atitudes de respeito e cuidado ao rio que faz parte da nossa cidade, além de desenvolver pesquisas a partir do caranguejo como elemento importante daquele contexto, fazendo a correlação entre o animal, a vegetação (o mangue) e o rio numa linguagem dinâmica e acessível.

 

Justificativa:

A partir do tema central que pontua a importância do rio Capibaribe, vislumbrou-se uma linha de trabalho mais concreta e próxima a realidade de nossa turma. O caranguejo foi o elemento que despertou maior interesse nos alunos e a partir deste, iniciou o movimento que dará forma ao projeto. O caranguejo faz parte do contexto do rio Capibaribe, pois, é habitat de algumas espécies desse animal, onde além do mesmo, poderemos abordar o mangue como mais um link ao tema central correlacionando a fauna, a flora e o rio dentro da perspectiva de desenvolvimento de um tema prazeroso e significativo para os alunos.

 

CULMINÂNCIA

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ANIMAIS DO RIO CAPIBARIBE

Turma: Sala Integrada II

Professora: Celestina Guimarães

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Objetivo Geral: 

.Reconhecer a importância dos animais para o meio ambiente.

.Conhecer as diferentes espécies de animais existentes neste habitat.

.Conhecer os diversos tipos de peixes que habitam o rio Capibaribe e também a necessidade de preservar o ambiente.

 

Justificativa:

O estudo do tema: Animais do Rio Capibaribe, foi escolhido pelos alunos devido à curiosidade que eles demonstraram para saber quantos e quais são os animais que habitam este ambiente que se encontra tão descuidado por todos.

Cientes da importância do RIO para todos, elaboramos este projeto visando conscientizar as pessoas para a necessidade de preservar esta riqueza da natureza.

 

VIVÊNCIAS

PESQUISAS NA AULA DE INFORMÁTICA E NA BIBLIOTECA

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img6VISITA A SEDE DA ONG RECAPIBAR

Fomos à sede da ONG Recapibar e vimos muitos objetos que tinham sido retirado do rio. Escutamos a palestra de Socorro e André, coordenadores desta ONG.

 

 

 

 

 

DE CAMPO – PAUDALHO

 

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

Observamos e desenhamos os xiés, também conhecidos como “chama maré”.

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OFICINA DE ARTES

 

CULMINÂNCIA DO PROJETO

 

 

AS CAPIVARAS A PROCURA DAS ÁGUAS CLARAS

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Turma: Sala Integrada III

Professora: Márcia Abreu

 

Objetivo:

 

Promover a conscientização e a interação do aluno sobre a importância da preservação e do respeito ao meio ambiente; Conhecer as condições do Rio Capibaribe da nascente em porção ate o Recife; Como vivem as capivaras neste ambiente; Características e curiosidades sobre as capivaras.

 

Justificativa:

 

O Lubienska está desenvolvendo em toda a Escola uma sensibilização em torno da importância da preservação do Rio Capibaribe. Nossa turma muito ligada nas questões relacionadas com a natureza se interessou pelos animais que vivem no Rio Capibaribe, entre eles, destacamos a capivara. Nossos alunos precisam se utilizar de material concreto no sistema de aprendizagem e quando motivados se envolvem de forma prazerosa e intensa.

 

VIVÊNCIAS

Aula de Campo – Poção

Aula de Campo – Paudalho

 

 

CAPIBARIBE LITERÁRIO

 

Turma: Alunos do Ensino Fundamental – Grupo I e II – 5ª a 8ª séries – Educação Especial

Professores orientadores: Iradalva Rios, Viviane Araújo e Wedla Matos

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Objetivo Geral

  • Reconhecer a importância da diversidade do rio Capibaribe nos âmbitos biológicos, histórico social que tanto vem servindo de inspiração para a riqueza cultural da nossa região;
  • Apresentar a história do rio desde o surgimento das capivaras, sua extinção (desequilíbrio ambiental) e o seu retorno ao habitat, através de poesia, paródia e literatura de cordel.

 

Justificativa

Buscando pesquisar sobre a história do rio Capibaribe encontramos uma diversidade cultural muito rica de poesia, literatura de cordel e música; vimos que o nosso rio querido vem servindo de fonte de inspiração para muitos poetas e escritores que apresentam nas suas produções escritas emoções, beleza, tristeza, esperança sobre a origem do rio, sua grande contribuição para o desenvolvimento da região, berço de muitas espécies de animais e vegetais, sua beleza de cenário da nossa cidade, projetos, sonhos… como também a tristeza do que mais vem prejudicando este rio tão importantes para todos; o desequilíbrio ambiental, mas a esperança e ação de salvar o nosso rio precisa está em primeiro lugar, pois muitas espécies da origem do rio e as capivaras estão voltando para seu habitat.

 

VIVÊNCIAS

Oficina de Xilogravuras

Oficina de Xilogravuras

Oficina de Xilogravuras

 

Aula de Campo a Poção – Nascente do Rio Capibaribe\

 

AS HEROÍNAS DO CAPIBARIBE

 

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Turma: Alunos do Ensino Médio Grupo III – Educação Especial

Professores Orientadores: Saulo, Mariana e Rodolfo

 

Objetivo Geral:

Conhecer a composição de plantas macrofitas que compõe parte do Rio Capibaribe assim como sua importância ecológica e as diversas formas de utilização na melhoria do ambiente aquático.

 

Justificativa:

O estudo de um ecossistema, seja ele qual for, torna-se impossível se não detalhamos sua base de cadeia alimentar, sendo imprescindível o estudo da parte florística desse ecossistema. No estudo da macrofitas nos deparamos com uma diversidade de exemplares com estruturas anatômicas e processos fisiológicos bem distintos, o que as tornam pontos de aprendizado bastante diverso.

 

VIVÊNCIAS

Aula de Campo a Poção – Nascente do Rio Capibaribe

 

A Capivara no Rio Capibaribe em Paudalho

Oficina de Arte

 

CULMINÂNCIA DO PROJETO