Educação Especial

Projetos

VAMOS SALVAR O PAU-BRASIL!

Alunos: GRUPOS 1 e 2 – EDUCAÇÃO ESPECIAL

Professores Orientadores: Gabriela, Iradalva Rios, Rodolfo Prado e Viviane Araújo

O projeto Pau–Brasil surgiu a partir da curiosidade de conhecer a origem da espécie que deu o nome ao nosso país. A construção do conhecimento se iniciou a partir da identificação da planta existente no jardim da escola.

Fundamentando-se nas pesquisas, os alunos se preocuparam com a situação delas que outrora eram abundantes na Mata Atlântica e hoje estavam bastante escassas nesse bioma, encontrando-se na lista das espécies ameaçadas em extinção.

A partir daí, foram surgindo novas etapas do projeto: pesquisas, palestras com a Engenheira Agrícola Mayra Gomes da APNE (Associação de Plantas do Nordeste), entrevistas com famílias, amigos e comunidades ao redor da escola sobre o conhecimento do Pau-Brasil, aula de campo no Parque Estadual de Dois Irmãos, além de registros artísticos e fotográficos, poesias e paródias, que também fizeram parte da construção do conhecimento.

No dia 24 de setembro, os estudantes e professores orientadores/coordenação da escola com a parceria da Prefeitura da Cidade do Recife e seus representantes realizaram o replantio de cinco mudas do Pau-Brasil na Praça Professor Barreto Campelo – Torre.

Na culminância realizada na escola, os estudantes com muito entusiasmo apresentaram o conhecimento adquirido no decorrer do semestre e estimularam o público para salvar o pau-brasil doando 26 mudas que conseguiram com APNE e a sementeira de Garanhuns.

Salvar o Pau-Brasil para que gerações futuras possam conhecer e conviver com a espécie tão valiosa que deu ao nome ao nosso país e que hoje somos chamados de brasileiros, foi o objetivo desse projeto de conscientização ambiental. Trabalho realizado com sucesso! Parabéns aos professores e alunos!

COISAS DA TERRA

Turma: Alunos do Grupo III – Educação Especial

Professores Orientadores: Saulo, Mariana  e José Carlos

O Projeto Coisas da terra tem como objetivo proporcionar uma vivência empreendedora para os alunos da Educação Especial.

Usando como matéria-prima algumas plantas do nosso ecossistema, nossos estudantes empreendedores, nas aulas de ciências, produziram cosméticos como: sabonetes, repelentes e pomadas. Além disso, a criação de uma logomarca que representasse tudo que fizeram surgindo assim a marca “Coisas da terra”.