Ler para Ser

Não há ação mais significativa que nos coloque de maneira tão viva diante das pessoas e dos fatos da nossa existência do que ‘ler o mundo” . A nossa contínua e cuidadosa percepção diante dos inevitáveis acontecimentos ,certamente,nos levará  a olhares mais críticos e leitores sobre a realidade .Interpretativos e  estruturadores para a nossa condição de sujeito social ,é fundamental que valorizemos,sempre,a Leitura como uma ação transformadora, capaz de recriar ideias e não,simplesmente, reproduzi-las.

Viver o processo da Leitura em sala de aula, não deve ser uma atividade que caracterize uma ação de comando sobre os alunos, é preciso que haja consciência sobre o valor da prática transformadora que é a Leitura  na esfera educacional, onde estão inseridos todos os elementos do Contexto Aprendiz. Aqui, a palavra Aprendiz representa  o significativo exercício do Ler para Ser…buscando de forma incessante a  interpretação…alcançando o porquê,o que dizem e como dizem as palavras.

Quando a leitura e, consequentemente, a escrita são percebidas como instrumentos de mudança e crescimento,vivemos o momento da aprendizagem para muito além dos muros escolares. Por isso, é essencial que a família, no seu papel fundamental, continue  incentivando os seus filhos na prática do LER para SER.