Projeto Família

Dia 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente. Aproveitando o projeto de interação com a família realizado com a turma do infantil IV no Lubienska, nós, Valdylene (mãe da Helena) e Rebeca (mãe de Boaz), fizemos uma atividade a fim de que as crianças pudessem refletir um pouco sobre as questões ambientais. […]

Dia 5 de junho é o dia mundial do meio ambiente. Aproveitando o projeto de interação com a família realizado com a turma do infantil IV no Lubienska, nós, Valdylene (mãe da Helena) e Rebeca (mãe de Boaz), fizemos uma atividade a fim de que as crianças pudessem refletir um pouco sobre as questões ambientais.

Começamos a atividade conversando com eles sobre o dia do meio ambiente e formando, com as informações dadas por eles, o conceito de meio ambiente. A partir do conceito, analisamos através de gravuras, ações de descuido e de cuidado com nosso planeta. As crianças participaram super empolgadas a apresentaram MUITO interesse neste tema.

Concluímos a apresentação das imagens listando ações que fazem mal pra o nosso planeta deixando ele triste e doente  e também listamos o que fazer para deixar o planeta feliz e saudável. Além disso, ressaltamos que cada um de nós temos  a missão de cuidar do espaço em que vivemos!

Para dar suporte à parte prática da nossa atividade, enfatizamos que entre tantos cuidados que podemos ter com o planeta como proteger a árvores e plantar mais delas trazem muitos benefícios para o meio ambiente. Um dos principais benefícios seria a purificação do ar, já que as plantas retiram alguns gases poluentes do ar e nos devolvem o gás que respiramos. A partir dessa discussão, levamos as crianças para um espaço livre e plantamos duas mudas no canteiro da escola e cada criança plantou sementes de uma plantinha para cuidar em casa. Encerramos entregando para eles um material para pintar e fixar a importância de nos reconhecermos como responsáveis por cuidar do bem estar do planeta.

Para mim, Valdylene,  a experiência foi maravilhosa!! Ver o interesse das crianças por um tema tão importante é algo gratificante. Não existe desenvolvimento sem investir em educação e meio ambiente. Sentir que nossas crianças estão atentas a isso é algo que traz esperança!! Além disso, sou formada em Ciências Ambientais e contribuir aplicando elementos da minha formação foi muito gratificante. Finalmente, agradeço a oportunidade e confiança; e sai maravilhada por ter conseguido plantar no coração das crianças mais uma sementinha de preocupação com as questões ambientais.